top of page
  • Foto do escritorStandard Contabilidade

O que eu preciso saber ANTES de abrir meu negócio?

Quando decidimos abrir o nosso próprio negócio ficamos com várias dúvidas e, normalmente, não temos com quem tirar essas dúvidas, ou se temos, essas pessoas não sabem responder todas as dúvidas.



Infelizmente no Brasil não somos educados para a vida empreendedora, assim também como não somos educados no planejamento financeiro.

E essa falta de educação desde a infância faz falta quando você pensa em abrir a sua própria empresa, isso porque não é simplesmente contratar um contador, alugar uma loja e vender os produtos/serviços. Vai muito além de apenas esse tipo de conhecimento. Exige que você pense em toda a estratégia de marketing da empresa, nos tipos de clientes que você deseja atender, se o espaço que você vai alugar tem acesso a mais de uma operadora, se é permitido pela Prefeitura abrir comércio nessa localidade, enfim, uma série de informações que o novo empresário precisa reunir, entender, processar e por em prática.




Por isso resolvi fazer um check list para você que ainda vai abrir sua empresa saber o que precisa pesquisar.


  1. Fazer o plano de negócios, o plano de marketing e uma previsão do fluxo de caixa para saber do valor de capital de giro que você precisa por. Ou seja, viabilize a sua ideia;

  2. No plano de negócios, o ideal é segmentar onde quer atuar e quais os tipos de clientes que você quer atingir (sim, eu sei que no começo todos querem atirar para todas as direções, porém se você não tem um foco, vai demorar mais para o negócio virar);

  3. Pesquisar na Junta Comercial se o nome que você quer na Razão Social já está em uso ou não;

  4. Fazer a arte da sua logomarca;

  5. Pesquisar no INPI se alguém já tem a mesma logomarca e razão social do seu negócio;

  6. Veja a disponibilidade do seu site no registro.br e já compre o site, para que não perca isso mais na frente;

  7. Antes de alugar um imóvel, pesquisar se a prefeitura aceita pessoa jurídica naquele endereço (lei de zoneamento) e se no local tem mais de uma operadora, para que você não fique refém de uma (TIM, Vivo, NET, etc);

  8. Contrate um contador de confiança para fazer a abertura da empresa e a contabilidade mensal;

  9. Se escolher abrir com um sócio, faça um contrato social prevendo tudo o que pode dar de errado na sociedade e qual será a métrica de desempate numa discordância de opinião;

  10. Tente colocar em prática tudo o que você escreveu no seu plano de negócios e de marketing, e vá excluindo o que você viu que não é necessário, e acrescentando o que acha que está faltando.


Se você seguir esses 10 passos antes de abrir o seu negócio, não terá que bater a cabeça mais na frente porque tomou uma decisão errada.



E conte com a Standard Contabilidade para poder lhe auxiliar nessa sua nova fase. Contamos com contadores, economistas e administradores para lhe auxiliar!


Boa empreitada!


 

Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail, WhatsApp ou telefone.

Telefone: (11) 3542-6405

WhatsApp: (11) 97763-5336

E-mail: contato@standardassessoria.com.br



 


Curta nossa Fanpage!



Uma página dedicada à empreendedores com uma curadoria de dicas e informações que temos certeza, vai lhe ajudar no dia-a-dia na sua empresa!


bottom of page