top of page
  • Foto do escritorStandard Contabilidade

Qual a importância do Financeiro para as Agências de Marketing?

Devido à forma como as empresas estão se comunicando com suas personas (clientes) e terem que estar em constante procura de novos clientes, o mercado das agências de marketing vem mudando numa velocidade cada vez maior. E essa constante transformação tem ocupado cada vez mais o tempo do empresário donos das agências, que acabam deixando a área financeira em segundo plano.


Não menos importante que a atividade primária – que gera receita para qualquer empresa, é a área financeira, pois é através dela que se faz uma melhor gestão de caixa, analisando os investimentos, os custos, as despesas.


Se você tem um controle financeiro detalhado, você consegue acompanhar o crescimento dos tipos de receitas (job ou fee), o detalhamento dos tipos de receitas (sites, campanhas, offline e outros serviços), os custos que cada cliente gerou, o lucro líquido por cliente, e assim por diante.


A importância do financeiro para as agências de marketing é que com essa área bem estruturada, é possível reduzir os gastos, fazer o controle do capital de giro para quando a receita cair e até mesmo dispensar um cliente quando perceber que ele dá prejuízo (sim! Existem clientes em agências de marketing que dão prejuízo e você nem percebe!).



Agora a pergunta que não quer calar: Como posso começar a fazer esse controle?



No início é bem trabalhoso sim, mas o resultado vale a pena e quando pegar a prática, vai ser rápido. Seguem 3 passos de como implantar esse controle:


  1. Crie um plano de contas financeiro com as contas que você costuma receber e pagar (Exemplo: recebimento mídias sociais, recebimento campanha, luz, água, aluguel, salários, freelancers, mailing, produção de clientes, telefone, etc).

  2. Em um software de gestão ou mesmo no excel comece a anotar todo o seu fluxo de caixa de acordo com o plano financeiro que você criou. Todas as entradas e todas as saídas de todas as contas (bancos, cartão de crédito e caixa). Além das contas financeiras, anote a descrição daquela despesa/receita, quanto mais detalhe você inserir, melhor (Exemplo: para a conta financeira “Freelancers”, você pode inserir a descrição “Pagamento João mês jul/18 projeto cliente Armarinho”).

  3. De posse do seu relatório financeiro, você já pode começar a analisar o fluxo de caixa e fazer a sua gestão de caixa.



Não espere ter tempo na sua agenda para iniciar esse controle, pois você pode estar perdendo dinheiro! E tenho certeza que nenhum empresário gosta de perder dinheiro, certo?



Se mesmo depois dessa dica você ainda não conseguiu implantar seu controle financeiro, entre em contato conosco para lhe ajudarmos. Fazemos também a terceirização do financeiro, que sai mais em conta do que contratar uma pessoa, pois conseguimos otimizar os processos.


 


Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail, WhatsApp ou telefone.

Telefone: (11) 3542-6405

WhatsApp: (11) 97763-5336

E-mail: contato@standardassessoria.com.br



 


Curta nossa Fanpage!



Uma página dedicada à empreendedores com uma curadoria de dicas e informações que temos certeza, vai lhe ajudar no dia-a-dia na sua empresa!


bottom of page