• Standard Contabilidade

Prazo para Pagamento de Rescisão e Rescisão do FGTs

Você empresário que possui colaboradores em sua empresa deve ficar atento aos prazos para pagamento de rescisão e caso haja multa do FGTS para não pagar juros e multas altíssimos. Para isso montamos esse artigo para te ajudar a não perder esses prazos.

Antes da reforma trabalhista aprovada em 2017 o prazo para pagamento de rescisão variava de acordo com a modalidade e o tipo de aviso prévio. Para o aviso trabalhado o prazo para pagamento era o seguinte dia útil do fim do aviso e para aviso indenizado era de 10 dias corridos após o fim do aviso.

"Com a reforma trabalhista em vigor esses prazos foram alterados para um único prazo que é de 10 dias corridos após o fim do contrato ou aviso. Caso o ultimo dia rescisório caia em um sábado, domingo ou feriado o pagamento deve ser antecipado para o primeiro dia útil anterior."

Caso o empregador não pague as verbas rescisórias no prazo ele está sujeito a duas multas, uma com um valor estabelecido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e que irá direto para os cofres públicos e outra para o funcionário equivalente ao seu último salário recebido.

Com a rescisão quando o empregador demite ou há um acordo entre as partes vem junto a multa dos 40% para rescisão sem justa causa e 20% quando há algum acordo. O prazo para pagamento dessa multa acompanha com o de pagamento da rescisão, ou seja, com a reforma o prazo passa a ser 10 dias corridos após a rescisão.

Para pagamento após o prazo, o empregador terá que pagar Juros e Atualização Monetária (JAM) conforme tabela da Caixa Econômica Federal, juros de mora de 0,5% ao mês, multa de 5% no mês de vencimento da obrigação e 10% a partir do mês seguinte.

Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail, WhatsApp ou telefone.

Site: www.standardassessoria.com.br

WhatsApp: (11) 97763-5336

E-mail: contato@standardassessoria.com.br

Curta nossa Fanpage!

Uma página dedicada à empreendedores com uma curadoria de dicas e informações que temos certeza, vai lhe ajudar no dia-a-dia na sua empresa!

whatsapp-logo.png

Ligue agora ou fale conosco pelo nosso WhatsApp

A Standard Contabilidade cuida das rotinas tributárias, contábeis, trabalhistas e financeiras da sua empresa, pra você ter tempo livre. São mais de 13 anos de experiência com empresas de vários portes, de serviços, comércio e indústria.

Fone: (11) 3542-6405
Email: conercial@standardassessoria.com.br

• Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon