top of page
  • Foto do escritorStandard Contabilidade

O que eu gostaria de saber sobre Escritório de Contabilidade e nunca ninguém me contou

Para quem nunca trabalhou em escritório de contabilidade, tem aquela sensação de que o contador só faz o “beabá”, como calcular impostos e gerar folhas de pagamento. Mas um contador vai muito além disso, podendo ajudar o empresário na parte gerencial, e principalmente gerar alguns índices de benchmarking (processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais).



Quando vamos abrir um negócio, é normal fazermos uma consulta do que vamos precisar para abrir. Seja a locação de um imóvel, a localização, o preço dos concorrentes, os custos desse negócio, entre outras pesquisas. Porém é raro um empresário se preocupar com a contabilidade antes da abertura.


São tantas as “preocup-Ações” que um empresário tem, como alvará de funcionamento, Vigilância Sanitária, localização, marketing e divulgação, aluguel do imóvel, mão de obra, entre tantas outras inquietações. Diante de tudo isso, qual a importância de um escritório de contabilidade?

Um escritório de contabilidade que tenha experiência no seu ramo de negócio pode te ajudar com algumas decisões cruciais antes de abrir a empresa, como o melhor regime tributário, de fazer um benchmark com os clientes e comparar com o seu modelo de negócio, e até lhe sugerir algumas novas fontes de receitas, lhe ajudar a controlar os gastos, além da sua regularidade com o fisco.


Após esse passo de abertura, quando você tem uma empresa em operação, é do conhecimento de todos que empresas de grande porte registram toda sua movimentação através de notas fiscais, cupons fiscais, recibos, pagamentos, etc na contabilidade. Da mesma forma que é do conhecimento de todos que quase todas as empresas de pequeno e médio porte não registram toda sua movimentação na contabilidade, assim como, normalmente, não seguem o Princípio da Entidade, no qual trata sobre não misturar as contas de uma entidade com as contas do dono.



A partir daí surgem dúvidas desses empresários de pequeno e médio porte:

  • Como saber se o meu negócio está lucrando de verdade?

  • Qual o custo real do meu produto ou serviço?

  • Qual valor mínimo eu posso cobrar pelo meu produto ou serviço para que não tenha prejuízo?

  • Como aplicar um programa de produtividade?



Todas essas perguntas, e outras mais, podem ser esclarecidas pelo contador, se este oferecer um serviço de registro de toda sua movimentação. É possível registrar a totalidade de movimentações da sua empresa sem que seja enviado ao fisco essas movimentações extras. Ou seja, o empresário continua pagando seus impostos normalmente, como sempre, e pelo mesmo valor, e ainda ter relatórios gerenciais de toda a movimentação do seu negócio, dando-lhe subsídios para a tomada de decisões corretas.


Essa solução vem de encontro aos interesses do empresariado de pequenas e médias empresas que se veem presos à uma contabilidade engessada e que não possibilita a visão do todo, gerencial, do seu negócio. E através da contabilidade gerencial com o registro de toda movimentação, é possível se ter noção de como está a saúde financeira da empresa. Afinal, a contabilidade veio para somar, e não para ser uma obrigação legal.



 

Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail, WhatsApp ou telefone.

Telefone: (11) 3542-6405

WhatsApp: (11) 97763-5336

E-mail: contato@standardassessoria.com.br



 


Curta nossa Fanpage!



Uma página dedicada à empreendedores com uma curadoria de dicas e informações que temos certeza, vai lhe ajudar no dia-a-dia na sua empresa!


bottom of page