top of page
  • Foto do escritorStandard Contabilidade

O que é FORMAÇÃO DE PREÇOS?

Você empreendedor, já aconteceu de chegar ao final do mês e não ter dinheiro em caixa para pagar as contas? Ou a sua retirada mensal? Sabia que pode ter uma falha básica, desde o inicio da sua empresa e que é primordial para o seu negócio, estou falando da formação de preço!




Neste artigo trataremos deste item tão importante do seu fluxo de caixa, que muitas vezes você já revisou e reduziu os custos não sabendo mais o que cortar.


Quando falamos de formação de preços é necessário considerar todos custos envolvidos para se gerar o produto ou serviço, itens como água, energia, aluguel, condomínio, IPTU, mão-de-obra direta ou indireta, insumos e assim por diante, de acordo com a particularidade de cada negócio.


Partindo do levantamento dos custos básicos podemos aplicar técnicas distintas para se chegar ao preço ideal, como exemplo a Fórmula Baseada no Lucro, o Markup, a Pesquisa de Preço e a Margem de Contribuição, todas elas possuem um ponto em comum, determinar as diferença entre o que se gasta e o valor pago pelo produto ou serviço.


Além disso devemos levar em consideração as influências da natureza jurídica e o regime tributário da empresa, que inicialmente são definidos na sua abertura e depois podem ser alterados e definirão o montante de impostos a serem pagos.


Por isso é importante fazer a análise prévia do negócio através de modelagem financeira, que consiste em quantificar os custos, receitas e investimentos por um período determinado e extrair alguns indicadores para análise, como TIR, VPL, Payback entre outros.





E para os negócios em operação estar em dia com a análise do fluxo de caixa, pois ela servirá de base para as tomadas de decisões, como alteração de regime tributário e/ou valor de venda.





 

Entre em contato conosco pelo nosso site, e-mail, WhatsApp ou telefone.

Telefone: (11) 3542-6405

WhatsApp: (11) 97763-5336

E-mail: contato@standardassessoria.com.br



 


Curta nossa Fanpage!



Uma página dedicada à empreendedores com uma curadoria de dicas e informações que temos certeza, vai lhe ajudar no dia-a-dia na sua empresa!


bottom of page